Através da apresentação de alguns projectos em curso, desenvolvidos por historiadores portugueses e estrangeiros de várias universidades, especialidades e gerações, este ciclo de seminários permite conhecer as tendências actuais da investigação em História Moderna: os temas actualmente mais desenvolvidos, os principais problemas em foco, as novas metodologias, as fontes utilizadas, as novas interpretações que estão a ser produzidas.
O ciclo Novas Perspectivas em História Moderna funciona regularmente no ISCTE-IUL desde 2005, dirigido especialmente aos estudantes de mestrado e doutoramento do Departamento de História (ver a oferta curricular), mas aberto a todos os interessados.
Os seminários realizam-se geralmente ao fim da tarde e têm a duração de duas horas, começando com uma apresentação pelo orador convidado, seguida de debate. Cada novo seminário é publicitado pelos meios habituais. Se pretende juntar-se à nossa mailing list, envie um email para nphmod@gmail.com. Algumas fotos dos seminários aqui.

Direcção científica: José Vicente Serrão.
Organização: Departamento de História do ISCTE-IUL e Grupo de História Moderna e Contemporânea do CIES-IUL.